Estamos juntos

Sonils inaugura escola primária na comunidade da Boavista

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, presidiu ontem, segunda-feira, dia 26, à cerimónia de inauguração do Complexo Escolar dos Salesianos de Dom Bosco, construído no âmbito dos projectos de responsabilidade social da Sonangol, que irá beneficiar a comunidade da Boavista, circunvizinha às instalações da Sonils, num investimento que ronda os 1.3 mil milhões de kwanzas.

A Directora Geral da Sonils, Ana Bela Marcos, fez as honras à delegação, dando as boas-vindas e agradecendo pela presença, tendo sublinhado que “em 2021 realizámos um estudo socioeconómico envolvendo os representantes da comunidade, com o objectivo de entender as maiores necessidades e encontrar formas tangíveis de fazer a diferença. Foi assim que nasceu este projecto que comporta 15 salas de aulas, com capacidade para 1.350 alunos em três turnos e um corpo docente de mais de 45 professores. Deste modo estamos a criar com a escola comunitária da Boavista um ambiente propício para a aprendizagem e crescimento intelectual das futuras gerações. Este símbolo tangível não é apenas uma resposta à demanda por mais sala de aulas, mas também uma declaração de compromisso da Sonils com o bem-estar e desenvolvimento sustentável desta comunidade”, frisou.

Luísa Grilo, Ministra da Educação, na sua intervenção expressou “para mim hoje é um dia de muito regozijo, porque esta é uma área de carência, com muita população e não tem escolas públicas. Sendo assim, nós precisamos de disseminá-las. Isto é um grande investimento com retorno certo. A Sonils não se irá arrepender dos valores que implantou neste espaço. Acredito que esta comunidade, as nossas crianças, saberão honrar o sacrifício de cada um de vocês” adiantou a titular da Educação.

No seu discurso de encerramento, Diamantino Azevedo, Ministro de Recursos Minerais Petróleo e Gás, realçou que “ao inaugurar esta infraestrutura, não se trata apenas de betão, mas sim estamos a trabalhar para o futuro do nosso país. Eu peço então e, possivelmente não seja necessário, aos responsáveis por esta escola, aos alunos, à comunidade, que preservem a escola, que cuidem da sua manutenção”. Na sequência mencionou “Estamos a comemorar 48º aniversário da Sonangol. Celebramos não apenas uma empresa, mas um legado de compromisso e dedicação ao progresso de Angola. Portanto, que este aniversário seja um lembre do poder transformador que o petróleo tem, que as empresas têm quando se comprometem com o bem-estar das comunidades”, concluiu.

Refira-se ainda que o evento contou com a presença do Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, do Governador Provincial de Luanda, Manuel Homem, do PCA Gaspar Martins, do Administrador Osvaldo Inácio, bem como de gestores seniores da Sonils e da construtora, comunidade Salesianos de Dom Bosco, membros do governo provincial, entre outros convidados.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...