Estamos juntos

Sonangol utiliza 33 navios para transporte e comercialização

A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (SONANGOL) conta, actualmente, com uma frota de 33 navios para o transporte e comercialização de petróleo, incluindo dois novos navios petroleiros de grande porte da linha Suezmax, que começam a operar, em Março de 2023.

A informação foi avançada pelo presidente da Comissão Executiva da Unidade de Negócios de Trading e Shipping da Sonangol.

Luís Manuel foi um dos oradores, ontem, em Luanda, num seminário de capacitação para jornalistas económicos, promovida pela petrolífera em parceria com a Associação de Jornalistas Económicos (AJECO).

Conforme disse o gestor, é pretensão do grupo, com os últimos investimentos, atingir o transporte de cerca 75 por cento do total dos produtos refinados importados e exportados, e alcançar uma quota-parte do mercado da região SADC até 2027.

Disse que, actualmente, os navios de propriedade da Sonangol garantem o transporte da frota denominada Suezmax (focada no transporte internacional de petróleo bruto), suportam em 30 por cento o transporte do LNG e para a Cabo-

tagem, sendo que o transporte no mercado interno ainda é dominado por na-vios privados.

Reforço do desempenho

Ao proferir o discurso de abertura, o presidente da AJECO, João Joaquim, reforçou o compromisso da associação em contribuir para a melhoria do desempenho dos profissionais da classe, através do aprimoramento diário da compreensão dos principais dossiers económicos do país.

Para João Joaquim, a sociedade está mais atenta aos fenómenos e às transformações económicas e sociais no país e no mundo, o que obriga os jornalistas económicos a estarem mais preparados para prestar um serviço à altura das expectativas do público. E, disse, os ciclos de seminários devem ser transformados num palco de debate de ideias de transmissão de conhecimentos, para questionar determinadas matérias ligadas à gestão do país.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...