Estamos juntos

Sonangol recebe primeiro petroleiro Suezmax em Março de 2023

A Sonangol mantém o prazo de Março de 2023 para a recepção do primeiro dos dois navios petroleiros de grande porte da linha Suezmax, em construção pela empresa Sul coreana Hyundai Sambo Heavy Industry (HSHI), no quadro do reforço da frota de nove navios.

anúncio foi feito pelo presidente da Sonangol Marine Service, João de Almeida, no micro-programa radiofónico da Sonangol  “Ngol”, a que a ANGOP teve acesso.

De acordo com o responsável, o segundo petroleiro será recebido em Setembro de 2023, ambos com capacidade de um milhão de barris de petróleo bruto.

Os navios Suezmax, que transitam pelo Canal de Suez com a sua imponente e enorme capacidade de transporte de barris,  vão reforçar a frota internacional da Sonangol.

“O processo de renovação de frotas é contínuo, porque se pararmos de renovar a frota, daqui há alguns anos, os navios atingem uma certa idade que  podem já não ser aceites no mercado internacional”,  sublinhou João de   Almeida, referendo que  alguns  navios já  estão a aumentar o tempo de vida útil.

Com um director de projectos, pela primeira vez, a Sonangol, neste processo de construção dos petroleiros participa directamente na selecção do estaleiro de construção, bem como dos equipamentos, entre máquinas, aço e outros meios.

Seguindo as normas internacionais, João de Almeida considera os navios da Sonangol como estando entre os melhores do mercado internacional.

Por outro lado, com a Sonangol  Marine Service, uma empresa adstrita  à Unidade de  Negócios de Tradding and Shipping, vocacionada para  a operacionalização dos navios petroleiros  Swemax e da LNG, ou seja de transporte de gás,  a petrolífera diz manter a sua eficácia no mercado internacional.

Com escritórios em Houston, Estados Unidos da América, a Sonangol Marine Service, com 26 trabalhadores, facilita a gestão dos navios espalhados em várias partes  do mundo.

“Estando em Houston, considerada o centro comercial do petróleo,  facilita bastante o  contacto da Sonangol  tanto com os operadores  e como  com as próprias embarcações”, defendeu.

Para a  maior eficácia operacional, a Sonangol Marine Service   conta com a empresa sueca Stenna  Bulk, uma joint venture entre ambas com  o objectivo  meramente comercial para a manobra dos navios petroleiros.

Segundo João de Almeida, com a Stenna Bulk, a Sonangol tem um maior número de navios, além dos nove petroleiros,  ou seja, contando  com os petroleiros da referida  empresa, que  trabalham como  entidade  única.

“A Bulk  é o braço comercial utilizado pela Sonangol Marine Service e também apoia as actividades da Sonangol Tradding and Shipping”, esclareceu.

Com este joint venture, acrescentou, a Sonangol  afirma que consegue capturar o mercado de forma muito eficiente “ porque temos mais navios e conseguimos estar geograficamente melhor posicionados e a distribuição dos ganhos é feito de acordo  com o desempenho de cada navio”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...