Estamos juntos

Representante Especial da ONU para a África Ocidental prepara missão ao Níger

O Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para o Sahel e a África Ocidental, o moçambicano Leonardo Simão, segundo informação veiculada pela RFI, está a preparar uma nova missão ao Níger nos próximos dias. O diplomata moçambicano desloca-se ao país para apelar à entrega de ajuda humanitária ao Níger e para voltar a discutir a crise com a junta militar.

Depois da sua deslocação a Abuja, Nigéria, no sábado, o diplomata da ONU decidiu visitar Niamey. Ainda não há uma data exacta, mas deverá ser dentro de alguns dias. Simão está preocupado com a ajuda humanitária destinada às populações nigerinas de Diffa, Maradi, Tahoua, Zinder e Niamey. Esta ajuda provém do Benim e da Nigéria, mas os militares no poder não estão a deixar entrar no país.

Há outro tema incontornável que merece ser esclarecido: a não participação do Níger na Assembleia Geral da ONU. Os militares no poder tinham denunciado “um obstáculo à plena participação do Níger.”

No sábado, em Abuja, o Representante Especial reuniu-se durante quase três horas com o mediador da CEDEAO, o antigo chefe de Estado Abdulsalami Abubakar. O general mediador terá reconhecido que “tudo está num impasse”. Teve lugar também uma reunião com o Presidente da Comissão da CEDEAO. Todos afirmaram aguardar novas orientações do actual Presidente, Bola Tinubu, que estava ausente do território nigeriano no sábado, aquando da passagem de Leonardo Simão pela Nigéria.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...