Reino Unido propõe parceria para o desenvolvimento
O Reino Unido pretende criar uma parceira estratégia virada para o desenvolvimento, afirmou quarta-feira, em Luanda, o ministro britânico para África, Collins de Highbury, no fim de uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço.
Collins de Highbury salientou que o Reino Unido pretende uma parceria mais virada para a diplomacia económica e o desenvolvimento económico, “para que possamos trabalhar para o bem dos nossos povos”.
Segundo o ministro britânico citado pelo jornal de Angola disse que durante o encontro com o Presidente João Lourenço foram também abordados assuntos relacionados ao Corredor do Lobito e à expansão da actividade nesta região. “Quando se fala da actividade económica, não são apenas actividades económicas, mas de investimentos que possam apoiar o desenvolvimento de infra-estruturas que ajudem a criar oportunidades económicas para as populações dessas áreas”, salientou.
O governante, que iniciou ontem uma visita de quatro dias a Angola para o reforço da cooperação entre os dois países, disse que aproveitou a oportunidade para felicitar o empenho do Presidente da República para o cessar- fogo entre a RDC e o Rwanda. “Felicitei o Senhor Presidente e o Governo de Angola pelos esforços empreendidos para o cessar-fogo entre a RDC e o Rwanda e apresentei a visão do Reino Unido sobre o assunto”, disse. Angola e o Reino Unido têm um Memorando de Entendimento sobre concertação política e económica que alarga a cooperação actual virada para os Petróleos , Agricultura, Transportes, Educação e Infra-estruturas.