Estamos juntos

Projecto um milhão de árvores na Huíla vai recuperar floresta

Um projecto ambiental de plantação de um milhão de árvores está em curso entre os municípios de Lubango e Humpata, numa extensão de mais de 200 hectares de terra.

O projecto que consiste na protecção de 15 tipos de árvores entre nativas e exóticas, visa também a recuperação da floresta nativa da Nossa Senhora do Monte, no Lubango.

O ambientalista e promotor, Valdemar Ribeiro, que está a implementar o projecto para renascer a “cidade jardim de Angola”, defende que a sustentabilidade económica deste projecto está não só no desenvolvimento de um turismo ambiental de qualidade, mas também no reaproveitamento económico das espécies exóticas e sua madeira.

“Este aproveitamento económico da madeira das árvores exóticas deve ser feito de forma ecologicamente recomendado, ou seja, no momento de corte das espécies deverão ser plantadas imediatamente outras árvores da mesma espécie já desenvolvidas, nos mesmos locais, de maneira a serem conservadas as florestas de forma permanente”, reforçou.

Jacarandás, eucaliptos e sementes de plantas nativas são lançadas hoje, a pensar no amanhã e além dos ganhos ambientais. O projecto de décadas está aberto à parcerias para dar mais vida às zonas verdes de Lubango.

Desde 2018, já foram plantadas 30 mil árvores nativas e 23 580 exóticas por três entidades, nomeadamente a Fábrica Água “Preciosa”, Grupo Unione e a Fazenda Curado.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...