Estamos juntos

Programa de Combate à Pobreza com 362 acções concluídas na Lunda-Norte

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, afirmou, quinta-feira, no Dundo, que 362 acções, num total de 119.974 beneficiários, inscritos no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), estão concluídas na província da Lunda-Norte.

Em declarações à imprensa antes do encontro de monitoria e avaliação do PIDLCP, com o governo provincial e os dez administradores municipais locais, na sequência da visita de trabalho à Lunda-Norte, Ana Paula do Sacramento Neto informou que, neste momento, 73 outros projectos inseridos no programa estão em curso.

“Temos 362 pessoas, das 19.974 beneficiárias da Lunda-Norte, cujas acções foram concluídas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza na Lunda-Norte, foram concluídas e 73 outros estão em curso”, aclarou.

Pelas informações que recebeu do governo provincial, a ministra explicou que os projectos concluídos estão, essencialmente, relacionados com a construção de escolas e pontes de pequeno porte.

Acompanhada pelo vice-governador para o Sector Político, Económico e Social, Frederico Barroso, a ministra disse que a agenda de trabalho à província tem como objectivo avaliar até que ponto as acções em curso e as concluídas correspondem com as informações que constam no sistema, aliado ao impacto da implementação junto das pessoas beneficiárias.

A par de passar o crivo das informações prestadas pelas autoridades da Lunda-Norte, quanto aos níveis de execução financeira espelhados no sistema, à semelhança de outras províncias, a deslocação à Lunda-Norte serviu para proceder à monitoria, avaliação, capacitação, incluindo o refrescamento de conhecimentos dos administradores municipais e dos directores dos Gabinetes de Estudo, Planeamento e Estatística sobre a implementação dos projectos de combate à pobreza.

Na ocasião, Ana Paula do Sacramento Neto não adiantou os recursos até agora aplicados nas acções concluídas e em curso, mas alertou que o delegado provincial das Finanças tem a missão de auxiliar os administradores municipais na implementação do programa.

“Falar dos recursos financeiros é ainda prematuro, mas o delegado provincial das Finanças está precisamente para auxiliar os administradores municipais sobre a implementação do Programa de Combate à Pobreza. Contudo, depois do encontro de trabalho, vamos informar com base na verificação com os dados que estão no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado, com vista a conciliação com o que foi gasto pelas administrações municipais”, disse a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

A ministra Ana Paula do Sacramento Neto sublinhou que, além do encontro de monitoria e avaliação, vai, hoje, visitar alguns projectos inseridos no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, no município do Chitato.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...