Estamos juntos

PRODESI financia 41 projectos económicos no Huambo

Prrto de 1,7 mil milhões Kz é o montante desembolsado, este ano, na província do Huambo, para o financiamento de 41 projectos económicos, no âmbito das linhas de financiamento do PRODESI, soube a ANGOP.

A informação foi prestada, esta sexta-feira, pelo director do gabinete de Desenvolvimento Económico e Integrado na província do Huambo, Manuel Vitongue, ao referir tratar-se de projectos ligados ao sector agro-pecuário, pesqueiro, industrial logístico, serviços e outros negócios, financiados pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).

O Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) aprovou, de forma reestrutura, uma linha de Apoio ao Crédito (PAC) à luz do Decreto Presidencial 94/22, de 22 de Abril, com condições menos burocráticas e mais atractivas, para os empreendedores nacionais.

Para além dos projectos já financiados, Manuel Vitongue informou estarem em análise outros 92  e, em caso de aprovação, poderão, igualmente, beneficiar do financiamento no BDA.

Fez saber que, para o acesso ao crédito, os cidadãos precisam ter uma empresa, devidamente, constituída de forma individual, em sociedade ou cooperativa, com os impostos legalizados junto da Administração Geral Tributária (AGT) e do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

Disse ser, igualmente, necessário a apresentação de um projecto bem constituído com um estudo de viabilidade antecipado e, posteriormente, contactar o Instituto Nacional de Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), para o auxílio nas diligências legais, como uma carta de intenção do pedido de crédito e outros processos subsequentes.

Sem precisar os dados do financiamento do ano de 2021, disse que a instituição cadastrou 217 projectos, dos quais 92 em análise, 41 financiados e outros em organizações burocráticas.

O PRODESI é um programa do Executivo que visa acelerar a diversificação da produção nacional e a geração de riqueza, num conjunto de produções com maior potencial de geração de valor de exportação e substituição de importações, designadamente nos sectores da alimentação e agro-indústria, recursos minerais, petróleo e gás natural.

Constam ainda os sectores  têxteis, florestal, vestuário e calçado, construção e obras públicas, tecnologias de informação e telecomunicações, saúde, educação, formação e investigação científica, turismo e lazer.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...