Estamos juntos

Principais empresas públicas melhoram prazos de apresentação de contas

A petrolífera Sonangol está entre as cumpridoras de prazos de prestação de contas e prevê, em Junho, publicar o seu Relatório e Contas 2022.

O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) prevê publicar no próximo mês, Junho, o relatório agregado do desempenho do Sector Empresarial Público (SEP) de 2022.

A petrolífera Sonangol foi uma das empresas do sector público que entregou de forma antecipada o seu Relatório & Contas, tendo observado o preceituado na lei, que prevê o dia 30 de Abril de cada ano como o limite da submissão dos documentos de prestação de contas.

O exigível nesse processo é o envio de relatórios das empresas do SEP ao IGAPE, com informação relativa às demonstrações financeiras, designadamente o balanço, demonstrações de resultados e fluxos de caixa.

Os dados do Relatório & Contas da Sonangol, a maior empresa pública do país, destaca a obtenção, em 2022, de um Resultado Líquido Consolidado que ascendeu os 838 mil milhões Kz, o equivalente a 1,8 mil milhões USD.

O resultado é suportado por um EBITDA Consolidado (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 2,47 biliões Kz (5,33 mil milhões USD), o mais alto desde 2014.

De acordo com uma fonte do IGAPE, citada pelo Jornal de Angola, a maior parte das unidades activas do SEP já terão submetido os relatórios e contas de 2022, como a TAAG e a Endiama.

O anúncio da apresentação, em Junho, do agregado do desempenho do SEP em 2022 representa uma reafirmação do que já tinha sido declarado pelo IGAPE num seminário realizado pela Escola Nacional de Administração de Políticas Públicas (ENAPP), em Luanda. Naquela ocasião, o IGAPE declarou a decisão de não prorrogar o prazo legal para a submissão dos documentos de prestação de contas.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...