
OMS felicita Governo angolano pelos esforços na eliminação da tuberculose
A Organização Mundial da Saúde (OMS) em Angola, felicitou, este domingo, o Governo angolano pelos esforços dedicados à eliminação da tuberculose (TB).
Em comunicado de imprensa, por ocasião do Dia Mundial da Tuberculose, que se assinala esta segunda-feira, 24, a OMS ressalta que a cobertura dos serviços de tuberculose em Angola registou uma melhoria notável de 2018 a 2023, graças ao apoio da OMS na implementação e revisão do Plano Estratégico Nacional de controlo da TB (PEN TB) 2018-2022 e no desenvolvimento do novo Plano Estratégico da TB (PEN TB 2023-2027)”.
No documento, a OMS encoraja vivamente o Governo a acelerar as acções cruciais para acabar com a tuberculose e salvaguardar a saúde pública através da expansão de serviços de diagnóstico rápido e de tratamento até nas comunidades, a sistematização de rastreio, garantindo os cuidados à doença centrados no doente e o reforço da rede de cuidados de saúde primários.
“A região africana da OMS é particularmente afectada, com 2,5 milhões de novos casos e 404 000 mortes, o que corresponde a uma vida perdida em cada 78 segundos”, lê-se no comunicado.