OGE/2024 prioriza construção de escolas
A ministra da Educação, Luísa Grilo, garantiu hoje, quarta-feira, que os recursos disponibilizados no Orçamento Geral do Estado para 2024 serão utilizados para a construção de novas salas de aula.
Segundo a ministra, que falava para os deputados da Assembleia Nacional, durante a discussão do OGE, esses valores também serão canalizados, de forma prioritária, para o incremento da merenda escolar.
“Temos no nosso orçamento 15 projectos dos quais, a construção de três politécnicos nas províncias do Bié, Uíge e Luanda, a reabilitação de escolas em quase todo país, destacando duas na província da Lunda-Sul, no Uíge e no Cuando Cubango, algumas com obras paralisada”, disse.
Em relação a merenda escolar, Luísa Grilo frisou que o incremento vai privilegiar os produtos agrícolas, de modo a melhorar o nível nutricional das crianças, com alimento quente e não frio como é feita até agora.
A titular da educação disse também que esse orçamento vai permitir o apetrechamento de escolas com equipamentos electrónicos.
Mais mil novas escolas estão disponíveis para o ano lectivo 2023/2024, aumentando para 13 mil as instituições para atender uma população estudantil de cerca de 9 milhões de alunos nos níveis pré-escolar, primário e secundário.
0 número de professores tem crescido de modo regular e exponencial, existindo neste momento 206.519, fruto dos processos de admissão ocorridos nos últimos anos.
Decorre neste momento um concurso público para a admissão de mais 8.653 professores para os ensinos primário e secundário.