
Mulheres rurais capacitadas para a criação de cooperativas
Mais de 20 mulheres residentes em zonas rurais foram capacitadas sobre o acesso à terra, usufruto dos rendimentos do trabalho e criação de cooperativas agrícolas.
A formação, promovida pelo Fórum de Mulheres Jornalistas para a Igualdade de Género (FMJIG), teve como objectivo informar as participantes sobre os seus direitos no que toca ao acesso à terra e sobre os passos a seguir para a legalização de parcelas de terra.
Participaram na formação, que decorreu sexta-feira e sábado, na comuna da Funda, município de Cacuaco, mulheres residentes em zonas rurais das províncias de Benguela, Cuanza-Sul, Huíla, Huambo e Luanda.
Foram abordados temas como “Legalização de terrenos nas zonas rurais”, “Criação e gestão de cooperativas agrícolas”, “Igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e o seu impacto no desenvolvimento social”, “Direito à terra e a inclusão económica e social das mulheres” e “Inclusão económica e social das mulheres, a motivação e a união das mulheres como factor de mudança”.
A coordenadora do Fórum de Mulheres Jornalistas para a Igualdade de Género, Milena Costa, encorajou as participantes a partilharem os conhecimentos obtidos com as demais mulheres nas zonas de origem.
O FMJIG entende que apesar de a Constituição da República consagrar direitos iguais para homens e mulheres, as normas tradicionais e patriarcais continuam a discriminar as mulheres em várias questões, incluindo o acesso à terra e aos rendimentos do trabalho