Estamos juntos

Morreu o poeta Eugénio Lisboa

O poeta, ensaísta e crítico literário Eugénio Lisboa, especialista na obra do escritor José Régio (1901-1969), faleceu esta terça-feira de manhã em Lisboa, confirmou à agência Lusa fonte da editora Guerra & Paz. Contava 93 anos De acordo com a mesma fonte, o autor estava internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde morreu de doença oncológica.

Eugénio Lisboa nasceu a 25 de Maio de 1930 na então Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique, e formou-se em engenharia electrónica no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, antes de regressar a Moçambique para cumprir o serviço militar. Aqui dirigiu suplementos culturais como “A Tribuna” ou “A Voz de Moçambique”. Mais tarde, em França, foi director-geral da Compagnie Française des Pétroles – actividade profissional que desenvolveu ao longo de 20 anos ao mesmo tempo que ensinava Literatura nas universidades de Lourenço Marques, Pretória e Estocolmo.

Foi ainda diplomata durante 17 anos na Embaixada Portuguesa em Londres, como conselheiro cultural, presidiu à Comissão Nacional da UNESCO. Foi igualmente professor catedrático da Universidade de Aveiro e doutor honoris causa na de Nottingham, em Inglaterra.

Eugénio Lisboa deixa uma vasta obra, desde mais de vinte títulos de ensaio e crítica literária, poesia, diário e memórias, tendo ainda organizado antologias de autores portugueses publicadas no Reino Unido. Grande especialista em José Régio – dirigiu a publicação da obra completa na Imprensa Nacional – tem uma extensa produção ensaística sobre este e outros autores (como Jorge de Sena), além de ter publicado memórias e coleções poéticas. Numa grande entrevista ao jornal português ‘Expresso’, em 2021, disse que se considerava “europeu e africano”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...