Ministro defende que fortalecimento do turismo vai gerar emprego e renda
A revitalização do turismo em Angola é vista como um factor determinante para fortalecer o emprego, gerar renda e promover a diversificação da economia.
A afirmação foi feita pelo ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, durante a abertura do fórum “Bolsa Internacional do Turismo” (BITUR), realizado, ontem, em Luanda, tendo destacado a importância de uma maior abertura ao financiamento e de catalisar investimentos no sector, para explorar as vastas possibilidades oferecidas pelo turismo, tanto no mercado interno quanto no internacional.
Para Filipe Zau, é essencial explorar estrategicamente o potencial turístico do país, para que ele se torne uma força motriz, impulsionando a nova Era económica do país.
Na sua intervenção, Filipe Zau destacou a importância de se criar um ambiente de negócios cada vez mais favorável tanto para investidores nacionais como estrangeiros. E enfatizou a pertinência de parcerias duradouras e intercâmbios frutíferos que “poderão impulsionar o turismo em Angola, tornando-o um dos maiores da região central e austral do nosso continente”.
Por sua vez, o secretário de Estado para a Economia, Ivan Marques, afirmou que o alcance dos objectivos com o Plano de Desenvolvimento Nacional irá permitir um ambiente de negócios “mais saudável e atractivo, contribuindo para o aumento do investimento privado nas infra-estruturas, como estradas, aeroportos, parques e instalações de entretenimento, para o estímulo ao empreendedorismo, com vista à criação de empregos, no desenvolvimento de competências”.