Ministério do Ambiente prepara próxima participação na COP 28
A secretária de Estado para a Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Paula Coelho, disse que o Ministério do Ambiente tem já uma equipa de acção a preparar-se a nível interno, com a supervisão da ministra, para participar na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), a ser realizada de 30 de Novembro a 12 de Dezembro deste ano, no Dubai.
Angola, acrescentou, à margem da II Feira de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável, vai aproveitar o encontro para fazer uma análise das diversas temáticas que têm sido abordadas à volta das alterações climáticas, assim como os vários projectos criados para sincronizar os interesses do país nesta área com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo em conta a questão da transição energética.
Paula Coelho explicou que para representar o país condignamente um grupo técnico tem reunido com a ministra Ana Paula de Carvalho. A secretária de Estado destacou, ainda, a importância de alguns projectos criados pelo Executivo para a melhoria do ambiente. A II edição da Feira de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável, adiantou, assim como outras iniciativas ligadas ao ambiente, vão ser indicadores a serem apresentados pelo país durante a COP 28.
Convite oficial
No dia 21 de Junho deste ano, o Presidente da República, João Lourenço, recebeu o convite oficial do homólogo dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, para participar na 28ª Sessão da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 ou Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, mais comumente referida como COP28.
A mensagem foi entregue, na altura, ao ministro das Relações Exteriores, Téte António, durante uma audiência com o encarregado de Negócios da Embaixada daquele país, Khaled ali Rabeea ali Alhosani.
De acordo com o diplomata dos Emirados Árabes Unidos em Angola, o Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan convidou o Presidente João Lourenço a participar na 28ª Sessão da Conferência das Partes (UNFCCC), a ter lugar no Dubai, de 30 de Novembro a 12 de Dezembro deste ano.
Para melhor inclusão na COP 28, a Agência das Nações Unidas para a defesa e promoção dos direitos das crianças (UNICEF) em Angola lançou um desafio para que dois jovens angolanos (uma rapariga e um rapaz), interessados na preservação do ambiente, participassem, este ano, na conferência.
Para o UNICEF Angola, a participação dos mais jovens na tomada de decisão é essencial para que o direito a um meio ambiente limpo, saudável e sustentável para todos seja implementado e cumprido com seriedade.
O encontro é realizado anualmente desde 1995, com o objectivo de discutir as mudanças climáticas e como os países pretendem combatê-las, além de lançar medidas mitigadoras. A partir de 2022, as crianças e jovens foram inseridos e reconhecidos no documento principal como agentes de mudança.
O encontro
A COP28, nos Emirados Árabes Unidos, acontece num momento significativo e vai servir de conclusão do primeiro Balanço Global do Acordo de Paris, criado para avaliar o progresso global alcançado e identificar as áreas para o mundo trabalhar em direcção a uma maior acção climática.
A Conferência serve como uma plataforma internacional para diálogos climáticos, bem como para avançar e orientar o curso das negociações climáticas entre as partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
A COP é a maior conferência realizada no mundo sobre mudanças climáticas, onde os 193 países-membros das Nações Unidas participam, enviando representantes oficiais dos Governos, líderes políticos, cientistas, activistas, membros da sociedade civil, jovens, organizações e empresas de diversos países.