Mais de cinco mil empresas angolanas com dívidas à Segurança Social
Mais de 5 mil empresas angolanas não efecutuam regularmente os pagamentos devidos à Segurança Social das prestações relativas aos seus trabalhadores. Algumas destas instituições, sobretudo do sector privado, já foram mesmo levadas a tribunal.
O presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Segurança Social, Anselmo Monteiro, citado pela RDP África, apresentou os números das empresas que não cumprem com as suas obrigações.
“O número de empresas devedoras que não aqui assinalámos são 5.004. As empresas que já regularizaram a dívida para com a Segurança Social são 356. Temos ainda 208 solicitações de negociação que no processo de cobrança coerciva nós damos às empresas, isto para garantir o emprego, que negoceiem com a Segurança Social para pagamento de prestações até cinco anos, ou seja, 60 prestações.”
O gestor revelou ainda que nos últimos meses pelo menos 24 empresas foram levadas à barra do tribunal devido ao incumprimento com a Segurança Social. “Depois temos aqui os processos que já estão em tribunal que são 24. Temos as empresas sensibilizadas para que possam não chegar a tribunal, mas negociar com a Segurança Social e pagar de forma paulatina a divida contraída ao longo de anos”, acrescentou.