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Mais de 90% das chamadas registadas pelo CISP eram falsas emergências

O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Benguela registou, ao longo deste ano, dois milhões, duzentas e três mil e trezentas e quarenta chamadas telefónicas de falsas emergências, correspondente a 99, 52 por cento do total.

De acordo com o director do  CISP em Benguela, superintendente Daniel Félix, que falava à ANGOP, esta segunda-feira, no âmbito dos festejos de mais um aniversário da instituição, a assinalar-se na próxima quarta-feira, foram registadas 2.213.814 chamadas.

O responsável enfatizou que apenas dez mil e 474 ligações foram consideradas válidas e correspondiam de facto a situações de emergência.

Das chamadas válidas, que resultaram em intervenções das forças da ordem e segurança pública, Daniel Félix destaca 1.820 casos ligados à criminalidade, 160 dirigidas ao Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, 778 sob responsabilidade do Serviço de Trânsito e Segurança Rodoviária, bem como 724 direccionadas ao INEMA.

O director explicou ainda que, no período em referência, a sala de vídeovigilância visualizou 301 (-29) ocorrências, com destaque para 192 acidentes de viação, menos 42 em relação ao período anterior.

Acrescentou que os acidentes flagrados provocaram 51 mortos e 110 feridos, sendo a falta de perícia e de prudência dos automobilistas as principais causas.

O responsável considerou calma, a situação de segurança pública na província de Benguela, pois, das chamadas válidas ao terminal 111, os crimes de arruaça e ofensa à integridade física foram os mais frequentes.

O município de Benguela, capital da província homónima, foi o mais visado, ao registar mais de mil crimes.

Por outro lado, apelou os cidadãos a usarem o 111 apenas para questões reais de emergência, sob pena de verem os seus números bloqueados ou responderem criminalmente.

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