Mais de 50 mil bilhetes de identidade emitidos em dez meses no Bengo
Cinquenta e sete mil e 508 bilhetes de identidade foram emitidos de Janeiro a Outubro deste ano, na província do Bengo, no âmbito do Programa de Massificação de Registo Civil e Atribuição do Bilhete de Identidade em curso no país.
Esta cifra representa um aumento de 16 mil 508 em relação ao período homólogo em que foram emitidos 41 mil documentos, informou à ANGOP, o responsável de arquivo provincial de Identificação Civil e Criminal, Adão da Gama.
Desse número, 40. 144 foram emitidos pela primeira vez.
O aumento de documentos emitidos deve-se a realização em 2021 de uma campanha massiva que abrangeu 70 por cento da extensão territorial da província.
Os bilhetes foram emitidos no posto de arquivo provincial de identificação civil e criminal, SIAC, Panguila, Capari e nos seis municípios da província.
“Por dia atendemos em média 120 a 130 pessoas oriundas das diferentes localidades do país”, disse.
De acordo com o novo formato de emissão, o documento tem o prazo de 15 a 20 dias para ser entregue ao cidadão.
Informou que neste momento estão por levantar oito mil 154 bilhetes, muitos deles já em fase de invalidade.
A este propósito, os serviços de identificação estão a desenvolver uma campanha directa com as administrações municipais e comunais no sentido de sensibilizarem as comunidades sobre este aspecto, pontualizou.
O responsável disse que a procura dos serviços é enorme, sendo a maioria cidadãos provenientes da província de Luanda.
Quanto aos municípios, informou que a falta de energia eléctrica da rede pública no Nambuangongo e na região do Triângulo (Dembos, Bula Atumba e Pango Aluquém) tem dificultado a emissão regular de bilhetes nestas circunscrições.
Em 2023, o sector perspectiva o lançamento do sistema “On-line” nos postos de identificação do Panguila, Capari (Dande), Nambuangongo, Dembos e Bula Atumba, para garantir maior rapidez e eficiência na emissão.
Na província do Bengo o sector de identificação possui 34 trabalhadores, dos quais 16 mulheres e 18 homens.