Mais de 150 empreendimentos são inaugurados até Novembro de 2025
O Executivo pretende inaugurar e colocar à disposição dos cidadãos, até Novembro do próximo ano, mais de 150 empreendimentos económicos e sociais, associadas às celebrações do 50.º aniversário da Independência Nacional.
A informação, avançada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, destaca entre as primeiras infra-estruturas a serem inauguradas o Hospital Geral do Cuanza–Norte, no dia 12 de Novembro.
O vasto programa, que arranca a partir de Novembro e vai até Dezembro de 2025, contempla também a inauguração de várias unidades hospitalares, com realce para os Hospitais do Uíge, Mbanza Kongo, Complexo Hospitalar Pedro Maria Tonha “Pedalé”, Pediátrico do Huambo, assim como um complexo paraolímpico no Bengo.
Para o sector da Defesa Nacional, informou que está igualmente prevista a conclusão da Base Naval do Soyo, os Centros de Vigilância Marítima em construção avançada nas províncias do Namibe e Benguela, e hospitais regionais.
Segundo o Jornal de Angola, ao fazer uma curta apresentação do programa das actividades dos 50 anos de Independência aos membros do Conselho da República, Adão de Almeida disse que o sector do Interior vai contar com vários Centros Integrados de Segurança Pública e esquadras de polícia.
No que diz respeito ao sector da Justiça, o também coordenador da Comissão Interministerial para a Organização das Acções Comemorativas Alusivas ao 50º Aniversário da Independência Nacional anunciou a abertura de várias Lojas de Registo e outros empreendimentos.
No plano da Administração do Território, infra-estruturas autárquicas, complexos administrativos e residenciais estão igualmente em construção para serem inauguradas no quadro das celebrações dos 50 anos da Independência de Angola.
Estão também previstas inaugurações no sector dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, com realce para uma Refinaria de Ouro, a primeira fase da Refinaria de Cabinda, assim como o Terminal Oceânico da Barra do Dande.
Estão igualmente previstas inaugurações de infra-estruturas aeroportuárias e a conclusão do cais do Terminal de Águas Profundas de Cabinda, vulgo Porto do Caio, centrais solares em várias províncias e empreendimentos na área das Telecomunicações, bem como a conclusão de vários troços rodoviários.
Adão de Almeida disse tratar-se de um programa dinâmico, que na medida em que os projectos forem sendo concluídos e inauguradosvserão colocados à disposição dos cidadãos.
Na ocasião, o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República disse que o Programa de Celebrações contém um total de 115 actividades de modo geral, mas existe ainda algum espaço para que algumas outras actividades sejam consideradas.
Ao longo do ano, acrescentou, serão desenvolvidas actividades de exaltação e homenagens aos principais e vários actores em momentos e sítios marcantes da Independência Nacional, devendo esse programa considerar a identificação dos históricos para que ao longo do ano essas personalidades sejam homenageadas.