Lançado acervo digital “e-zomba”
A Fundação Arte e Cultura (FAC) e o Ministério da Cultura e Turismo lançaram, em Luanda, esta semana, o projecto de implementação do Acervo Cultural Digital denominado “e-zomba”, um site criado de maneira a promover e disponibilizar informações sobre a cultura angolana.
De acordo com uma nota da Fundação Arte e Cultura, a criação do e-zomba nasce com o objectivo de promover e disponibilizar a cultura angolana a nível nacional e internacional. Sob o lema “se não há para onde voltar, e com orgulho, não há porquê olhar para frente com esperança”.
“O acervo cultural digital vai adaptar-nos à tecnologia avançada, expor a cultura angolana pelo mundo, acima de tudo, vai tornar as culturas remotas e novas acessíveis ao público em geral”, lê-se na nota.
O projecto foi apresentado na sede da Fundação Arte e Cultura, localizada na Ilha na Cabo, contou com a presença do ministério da Cultura e Turismo, Haim Taib, fundador e presidente do grupo Mitrelli, Merav Galili, directora da Fundação Menomadin e Naama Margalit, directora da fundação Arte e Cultura.
A fundação foi criada a 25 de Janeiro de 2006, é uma instituição filantrópica que para além de promover e divulgar a arte e cultura angolana, está voltada para a inserção social de crianças, adolescentes, jovens e mulheres em situações de vulnerabilidade, através das artes.