Estamos juntos

Investidura de Netumbo Nandi-Ndaitwah, primeira mulher Presidente da Namíbia

Netumbo Nandi-Ndaitwah, primeira mulher Presidente da Namíbia, foi investida aos 72 anos esta manhã no parlamento do seu país em Widhoek, a capital, perante numerosos Presidente e chefes do governo regionais, nomeadamente o Chefe de Estado de Angola, João Lourenço, bem como o da África do Sul. A tomada de posse da nova Presidente, pilar da Swapo, partido da luta de libertação, coincidiu com a data do 35° aniversário da independência deste país outrora ocupado pela África do Sul, noticiou a Lusa.

Após uma longa carreira política designadamente como parlamentar desde 1990 ou como titular de vários cargos ministeriais durante os anos 2000, Netumbo Nandi-Ndaitwah tomou posse esta manhã perante os seus pares e mulheres líderes do continente, nomeadamente a primeira mulher a chegar ao cargo supremo em África, a antiga presidente liberiana, Helen Johnson Sirleaf, a quem ela prestou homenagem num discurso de investidura em que a luta pela igualdade de género figurou em posição dianteira.

A nova Presidente da Namíbia reiterou também os imperativos já enunciados na sua campanha eleitoral, nomeadamente a aposta na educação, na saúde e na captação de investimento, através de um plano orçado em um pouco mais de 4 mil milhões de Euros, com o qual pretende criar pelo menos 500 mil empregos nos próximos cinco anos.

“O desenvolvimento de qualquer país depende da qualidade dos seus recursos humanos. Neste sentido, a educação e a formação continuarão a ser uma prioridade. Além disso, o acesso à saúde de qualidade é um direito que todos os namibianos devem ter. Aumentaremos o investimento no desenvolvimento de infra-estruturas para abrir oportunidades de investimento. Acreditamos na resolução pacífica de conflitos e a nossa política de apoio ao direito dos povos da Palestina e do Saara Ocidental à autodeterminação continuará a ser fortalecida. Queremos promover uma situação de ganho mútuo no comércio. A Namíbia continuará a exigir a reforma do Conselho de Segurança da ONU para garantir uma representação justa de todos os cidadãos do mundo”, disse a nova Chefe de Estado.

Conhecida pelas suas posições conservadoras, como a sua oposição ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, ou ainda o seu alinhamento com países como a Coreia do Norte, ou a Rússia onde viveu em exílio nos anos 70, Netumbo Nandi-Ndaitwah marcou hoje as suas primeiras posições em termos de política externa.

Contudo é essencialmente nas suas opções económicas que ela será avaliada, num país rico em recursos como o urânio e onde se descobriu recentemente gás e petróleo, mas onde uma parte importante dos seus 3 milhões de habitantes, 44% da faixa etária dos 18-34 anos está no desemprego.

Recorde-se que Netumbo Nandi-Ndaitwah foi eleita em Novembro de 2024 com 58% dos votos, ao cabo de um processo eleitoral confuso que foi prolongado em algumas zonas do país, um recurso da oposição tendo sido rejeitado no mês passado, neste país onde a Swapo tem estado no poder sem interrupção desde a independência em 1990.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...