Inicia hoje seminário sobre recuperação de activos
A Procuradoria-Geral da República (PGR), o Serviço Nacional de Recuperação de Activos (SENRA) e a Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC) em Angola organizam, hoje até quinta-feira, em Luanda, um seminário sobre “Recuperação de Activos para os Procuradores de todas as Províncias de Angola”.
A organização considera, em comunicado, que esta “importante iniciativa se integra no âmbito do projecto PRO.REACT – Projecto de Apoio ao Fortalecimento do Sistema Nacional de Confisco de Activos em Angola, financiado pela União Europeia (UE), e tem como objectivo desenvolver um sistema eficaz de combate aos fluxos financeiros ilícitos e contribuir para um maior crescimento económico e para a redução da pobreza em Angola”.
O mesmo documento acrescenta que as instituições angolanas estão atentas à criminalidade organizada e empenhadas em aplicar as melhores práticas internacionais em matéria de investigação de branqueamento de capitais e recuperação de activos.
“Impedir que os criminosos possam beneficiar dos lucros do crime é uma prioridade”, sublinha a organização do evento, no comunicado divulgado a propósito do seminário que inicia hoje e termina na próxima quinta-feira, na capital do país.
Com este seminário, pretende-se capacitar 40 procuradores da República das 18 províncias do país para que possam desenvolver investigações patrimoniais, financeiras e paralelas, ligadas aos lucros de todos os crimes.
Com esta iniciativa, mais procuradores em outras províncias estarão melhor capacitados para colaborar com o SENRA nos processos de confisco e recuperação de activos. Desta forma, Angola continua a demonstrar que está a implementar as recomendações do GAFI, que apelam a que os países investiguem e recuperem os proveitos dos crimes em todas as regiões.
Os formadores deste seminário são especialistas angolanos do SENRA, PGR, judicial e UIF (Unidade de Informação Financeira) e da judicatura que, em parceria com a ONUDC, vão partilhar com os colegas os conhecimentos e experiências.
A cerimónia de abertura, contará com Jeannette Seppen, embaixadora da União Europeia, e da directora do SENRA, Eduarda Neto.