Estamos juntos

INEFOP forma mais de dois mil jovens no Zaire

Dois mil e 356 jovens de ambos os sexos formaram-se em artes e ofícios, de Janeiro a Novembro deste ano, na província do Zaire, em pavilhões afectos ao Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).

De acordo com o chefe de departamento local do INEFOP, Kinianguisa Kibantu, deste número, 262 formandos receberam  carteiras profissionais, dos quais 43 do sexo feminino, ao passo que 1.178 beneficiaram de kits profissionais diversos.

Em declarações esta quarta-feira à ANGOP, o responsável acrescentou que a instituição atribuiu micro-créditos a 635 finalistas dos cursos básicos de artes e ofícios com a duração de seis meses, destes 200 são mulheres.

Referiu-se, também, aos estágios profissionais remunerados, que beneficiaram 190 elementos, com destaque para 81 indivíduos do sexo feminino, subdividido em dois ciclos de formação.

Kinianguisa Kibantu disse que boa parte dos beneficiários de kits profissionais e micro-créditos tem feito o reembolso regular dos valores à instituição e  aos bancos credores.

Quanto aos rumores da venda de kits profissionais no mercado negro por alguns beneficiários, o responsável disse não possuir informação oficial a propósito, frisando que um trabalho aturado de fiscalização tem sido realizado pela instituição para desencorajar tal procedimento.

O acto de encerramento do segundo ciclo de formação profissional do INEFOP no Zaire, referente ao ano de 2022, decorreu  nesta terça-feira, no município do Cuimba, que dista a 62 quilómetros a nordeste da cidade de Mbanza Kongo.

Na ocasião, 41 kits profissionais foram entregues a igual número de finalistas em artes ofícios nas especialidades de informática, electricidade, alvenaria e serralharia.

O pavilhão de formação profissional do Cuimba tem uma capacidade instalada de 200 formandos em cada ciclo formativo.

O Zaire dispõe de centros e pavilhões de formação profissional nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba e Nzeto.

São ministrados cursos de Agricultura, Frio e Refrigeração, Contabilidade, Empreendedorismo, Electrónica, Informática, Alvenaria, Serralharia, Electricidade, Corte e Costura, Decoração e Pastelaria.

O INEFOP no Zaire já formou, desde 2006, 14 mil e 700 jovens.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...