Herói do Hotel Ruanda já está nos EUA
Paul Rusesabagina, um crítico acérrimo do governo do Ruanda, chegou hoje aos Estados Unidos, após ser libertado da prisão em Kigali, capital do Ruanda, adiantou uma fonte da Casa Branca.
Rusesabagina tornou-se um herói nacional por no genocídio ruandês de 1994, ter acolhido mais de 1200 pessoas, na sua maioria de etnia tutsi, que se refugiaram no Hotel Mille Collines onde ele era gerente. Em 2004, o filme Hotel Ruanda, sobre esta história tornou-o ainda mais famoso.
Em 2021, foi condenado a 25 anos de prisão por um tribunal do Ruanda, acusado de acções terroristas, no que foi visto como um julgamento político, uma vez que é conhecida a sua oposição ao regime do presidente Paul Kagame. A sua libertação, no início desta semana, deveu-se à pressão diplomática exercida pelo governo dos EUA e às negociações mediadas pelo Qatar.
“A nossa família finalmente reuniu-se hoje”, escreveu no Twitter a sua filha Carine Kanimba sobre a chegada de seu pai a San Antonio, Texas, EUA. Na foto, Rusesabagina aparenta cansaço, mas encontra-se sorridente.
O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse que a família e os amigos de Rusesabagina “há muito esperavam pela chegada deste dia.” “Estou grato àqueles com quem trabalhámos de perto no governo de Ruanda que tornou possível esta libertação”, escreveu no Twitter.
O ex-gerente de hotel foi autorizado a retornar aos EUA – onde é residente permanente – após a sua sentença ter sido “comutada por ordem presidencial”, disse o governo de Ruanda após sua libertação.
Recorde-se que, nos últimos anos, Rusesabagina tornou-se um crítico feroz do regime do presidente de Ruanda, Paul Kagame, tendo mesmo, em 2018, numa mensagem de vídeo de 2018, apelado a uma mudança de governo. Em 2020, foi preso, após o jacto particular em que viajava e que ele acreditava que o levaria ao vizinho Burundi, aterrou na capital ruandesa, Kigali. Em setembro de 2021, foi condenado por supostamente apoiar um grupo rebelde que efectuou ataques em 2018 e 2019 em Ruanda.