Estamos juntos

Grupo MCA promove cinema gratuito para as comunidades

O grupo MCA está a levar a cabo o projecto de cinema ao ar livre, denominado Cinesol OnDjango, de modo a dar oportunidade às pessoas que vivem em áreas rurais e que não têm acesso a conteúdos digitais, de assistir a vários filmes produzidos por jovens angolanos.

Iniciado a 8 de Setembro, o projecto já abrangeu 14 comunidades de 7 províncias nomeadamente: Waku Kungo, Shoassi, Cuíto, Bailundo, Biópio, Baía Farta, Cuango, Cafunfo, Cambulo N’zagi, Lucapa, Saurimo, Luena, Luau e Malanje.

Luanda será a próxima província a beneficiar do Cinesol OnDjango. Primeiro, na Funda, município de Cacuaco, dia 28 de Setembro; e, depois, no Lar Santa Isabel, em Viana, no dia 29, onde será feita a última projecção.

O projecto arrancou no início de Setembro, na província do Cuanza Sul, na comuna de Waku Kungo, com o objectivo de oferecer aos locais onde a MCA está presente em Angola a magia do cinema. Desde o início do projecto, cerca de 5.600 pessoas já tiveram acesso às sessões, sendo 1.500 no Bailundo, província do Huambo.

De acordo com o porta-voz da MCA Luís Sampaio, para que fosse possível a projecção dos filmes recorreu-se a electricidade de fonte renovável. “Foi apetrechada uma viatura com um painel solar de 580W no seu tejadilho, um inversor híbrido de 3kW a 24Vdc e 4 baterias de 150Ah a 12V, temos tido autonomia a 100%”, realça.

Esta acção demonstra o empenho da MCA em trabalhar junto das comunidades dando-lhes a oportunidade de conhecerem de perto os benefícios das energias renováveis, sector em que a empresa está envolvida com a construção de 7 parques fotovoltaicos em várias regiões do país. No último dia desta iniciativa, no Centro Santa Isabel, as pessoas terão a oportunidade de beneficiar desta energia uma vez que serão também inaugurados postes solares que foram montados pelo grupo MCA e que serão doados à instituição.

São projectados filmes angolanos produzidos por jovens criativos e promissores. Segundo Luís Sampaio, o projecto visa também, neste percurso, formar pessoas através do conteúdo digital.

O Cinesol OnDjango é uma parceria com a organização italiana Bambini Nel Deserto, e com a equipa Cinema du Desért, que tem uma vasta experiência em levar o cinema a zonas rurais de vários países em África.

 

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...