Fundo Global reitera apoio aos programas de combate às grandes endemias no país
O Fundo Global vai continuar a investir nos programas de combate à malária, HIV/Sida e tuberculose no país, afirmou terça-feira, na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, o representante deste organismo das Nações Unidas, Joshua Galjour.
O Fundo Global investiu , desde 2021, cerca de 82 milhões de dólares para apoiar o programa de combate à malária, HIV/Sida e tuberculose nas províncias do Cuanza Sul e de Benguela, valor esse que passará, no próximo ciclo de financiamento (2024/2027), para USD 126 milhões, com a inclusão do Bié no projecto.
Em declarações à imprensa, à saída de um encontro com a vice-governadora do Cuanza Sul para o sector político, económico e social, Emília Tchinawalile, o responsável disse que este apoio do Fundo Global será entregue de forma subvencional a partir de Julho de 2024 e termina a 31 de Julho de 2027.
De acordo com o responsável, a iniciativa do Fundo Global visa contribuir na melhoria do sistema nacional de saúde.
‘O Cuanza Sul é uma província prioritária do Fundo Global, razão pela qual ficará para mais um financiamento, pois o nosso objectivo é contribuir no fortalecimento do sistema nacional de saúde”, salientou.
Por sua vez, a vice-governadora destacou os ganhos registados na província com a implementação do programa do Fundo Global, permitindo a melhoria da assistência médica e medicamentosa às populações.
‘Desde 2021, altura em que foi acordada a subvenção do Fundo Global, tivemos vários ganhos. Melhoramos os nossos indicadores, nunca tivemos rotura de medicamentos, pois potenciamos a cadeia de abastecimento, e capacitamos os nossos recursos humanos. Houve reforço de viaturas para os três programas, nomeadamente a malária, tuberculose e VIH/Sida, entre as quais uma ambulância na época da Covid”, acrescentou.
Criado em 2002, o Fundo Global é uma organização financeira internacional que tem como objectivo angariar e doar recursos para prevenir e tratar doenças infecciosas, principalmente o VIH, tuberculose e malária, nos países subdesenvolvidos.