Estamos juntos

Fornecimento de água ao Cuito regularizado em breve – ministro

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, garantiu, esta terça-feira, para breve, a regularidade no fornecimento de água potável à cidade do Cuíto, província do Bié, com a aquisição de três bombas e outros equipamentos para os sistemas de bombagem.

O município do Cuíto possui três sistemas  de captação, tratamento e distribuição de água,  mas abastecem somente oito horas por dia, por estarem a funcionar  limitados há já dois anos.

Trata-se dos sistemas do Cuquema I, Cuquema II e da comuna do Cunje, que, até antes de 2020, abasteciam com regularidade a água potável em mais de 30 mil residências.

Com a compra do material de reposição, o fornecimento será de 20 horas/dia.

Falando aos jornalistas, no âmbito da sua visita de dois dias à província do Bié, o governante realçou que o ministério vai adquirir, dentro de poucos dias, os equipamentos para recuperar o pleno funcionamento dos mesmos, de modo a que as populações voltem a beneficiar ininterruptamente do líquido.

Por outro lado, anunciou ainda a expansão de mais 15 mil novas ligações domiciliares a serem feitas dentro de pouco tempo, com o financiamento do Banco Mundial.

Quanto ao bairro Piloto, arredores da cidade do Cuito, que regista há mais de quatro anos um problema na distribuição de água potável, o ministro afirmou haver um estudo pormenorizado que termina em Novembro do ano em curso, de forma a se avaliar a solução definitiva do problema.

Neste momento, estão a ser feitas mais de cinco mil ligações domiciliares nos bairros Cantíflas, Cangote, Catemo, Cangalo, Sousa, Caluco e Chissindo.

No Cuíto, João Baptista Borges visitou o sistema de água da sede municipal, com captação no rio Cuquema e capacidade de sete mil e 776 mil litros por dia, sendo que atende, actualmente, um universo de 168 mil habitantes.

Ainda hoje, o ministro João Baptista Borges deslocou-se aos municipios de Catabola e Camacupa.

Em Catabola radiografou a central de fornecimento de energia eléctrica e em Camacupa visitou as obras de construção do aproveitamento hidroeléctrica do Cunje 1.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...