Estamos juntos

FMI Reconhece Avanços Positivos nas Reformas Económicas em Angola

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reconheceu, nesta terça-feira, os avanços alcançados pelo Governo angolano no âmbito das reformas económicas em curso, classificando os resultados como positivos.

A avaliação foi feita pelo diretor do FMI para África, Abebe Aemro Selassie, à saída de uma audiência com o Presidente da República e da União Africana, João Lourenço, na Cidade Alta. Na ocasião, Selassie felicitou o Chefe de Estado pelos progressos alcançados.

Questionado sobre a possibilidade de um novo apoio financeiro, tendo em conta a instabilidade do preço do petróleo no mercado internacional e o impacto das elevadas tarifas sobre os produtos exportados, o representante do FMI esclareceu que as conversações se centraram, sobretudo, na análise das medidas económicas adoptadas pelo Executivo angolano. Destacou, em particular, a adoção de políticas “bastante prudentes”.

Selassie indicou que, caso seja necessário, o FMI está disponível para apoiar Angola, sublinhando que a instituição acompanha de perto os esforços do país, incluindo a “recalibração” das políticas económicas e a adoção de estratégias para mitigar os efeitos das dificuldades actuais.

Em declarações à imprensa, reiterou o compromisso do FMI em apoiar Angola sempre que for solicitado. “Se houver dificuldades, mesmo com as políticas já implementadas, e o Governo angolano procurar o Fundo, estaremos prontos para colaborar”, afirmou.

O responsável esclareceu, contudo, que a audiência com o Presidente João Lourenço não incluiu discussões sobre um novo acordo financeiro com o país.

Durante o encontro, foram abordadas as perspectivas do Chefe de Estado sobre a situação económica global, com destaque para Angola e outros países africanos. Por sua vez, o FMI apresentou a sua visão sobre as reformas em curso no país, os principais desafios enfrentados e as perspectivas económicas no contexto continental.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...