Festival de Publicidade passa a ter cariz internacional em Outubro
O Festival de Publicidade (FESTIPUB) passa, a partir da 3ª edição, em Outubro deste ano, a ter um cariz internacional, por albergar, entre os concorrentes e corpo de jurados, membros dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
O facto foi avançado, em Luanda, pelo director-geral do FESTIPUB, Gildo Mariano, quando falava das inovações do evento, que vai abrir o processo de inscrições no dia 8 de Setembro, via online.
A FestTalks, de acordo com Gildo Mariano, é uma das atracções do festival que será de caracter livre, em que os interessados devem confirmar, através da plataforma, a presença e seleccionar os temas de seu interesse que serão expostos por oradores internacionais.
Gildo Mariano disse que o FESTIPUB tem desempenhado um papel fundamental no impulso do mercado publicitário e da comunicação em Angola, celebrando este ano a cooperação com o Ministério das Telecomunicações , Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) e a sua expansão aos PALOP. O alargamento, disse, resultou de uma colaboração frutífera com países como Moçambique, Cabo Verde, Brasil e Portugal.
Gildo Mariano informou ainda que determinadas categorias, como a “TV do Ano”, “Rádio do Ano”, “Portal do Ano” e outros, serão votadas pelo público, depois da selecção das peças pelo jurado.
“Com o passar do tempo, o FESTIPUB percebeu a necessidade de abranger uma gama mais ampla de áreas criativas na indústria. Nesta edição, acrescentamos 24 novas categorias para a premiação, totalizando 69 categorias, entre elas destacam-se campanhas para o sector público e associações, internet e planeamento de meios”, referiu.
O Festival de Publicidade foi criado com o objectivo de promover e premiar a criatividade e inovação no mercado publicitário e de comunicação, destacando os trabalhos de anunciantes, agências, produtoras e estúdios que impulsionam o mercado publicitário e de comunicação nos PALOP.