Estamos juntos

Executivo aponta educação como principal prioridade

O ministro da Economia e Planeamento, Mário João, apontou, esta terça-feira, a educação como a principal prioridade do Executivo no quadriênio 2023/2027, período que vai vigorar o próximo Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), em elaboração.

Por este motivo, o governante convidou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para participar no processo de “construção” do referido programa.

De acordo com Mário João, que falava no fim de uma  audiência que concedeu ao representante do UNICEF em Angola, Ivan Yerovi, o primeiro pilar do futuro  PDN é a qualificação do capital humano, consequentemente a educação.

Explicou que o foco  é a melhoria do nível de aprendizagem dos alunos, desde o ensino pré-escolar ao universitário, melhorar a qualidade dos professores, dos gestores e das instalações escolares, assim como restruturar a política da educação no país.

Mário  João considerou a capacitação das pessoas como a base para que se tenha um desenvolvimento socioeconómico mais sustentável.

“Angola quer trazer as melhores práticas à luz da experiência internacional, sem perder de vista a realidade e necessidades locais, que devem ser olhadas de forma desapaixonada, ou seja, de forma mais objectiva possível”, esclareceu.

Para Ivan Yerovi, o UNICEF aceitou o desafio e disponibilizou  a sua parceria, apontando as suas prioridades para o novo período de cooperação, que passam por cinco eixos.

O próximo PDN deverá estar concluído em Março de 2023 e conta com contribuição dos governos provinciais, departamentos ministeriais, os parceiros nacionais e internacionais para o desenvolvimento, onde se incluem as agências das Nações Unidas que operam em Angola.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...