Estamos juntos

Executivo angolano vai massificar o desporto

O Governo angolano perspectiva, para o período2022-2027, criar condições para a massificação do desporto, proporcionando um acesso alargado à prática desportiva e à actividade física, que contribua para um estilo de vida saudável .

Esta missão será conduzida pela estreante no Executivo Palmira Leitão Barbosa, que nos próximos cinco anos vai conduzir o Ministério da Juventude e Desportos.

Palmira Leitão Barbosa substitui Ana Paula do Sacramento Neto, que ocupa actualmente o cargo de Ministra da Ação Social, Família e Promoção da Mulher.

A experiente andebolista deve reforçar a capacidade de participação dos atletas em grandes eventos desportivos e aumentar o apoio na organização das Federações Desportivas, para que se possa alcançar melhores resultados em modalidades desportivas de alta competição, tal como a fez enquanto atleta e capitã da selecção nacional de andebol.

Segundo o programa de governação do MPLA para o próximo quinquénio, a titular da pasta da Juventude e Desportos deve elaborar a Carta Desportiva Nacional como documento estratégico fundamental para o planeamento e desenvolvimento desportivo sustentado e incentivar a prática desportiva, melhorando e desenvolvendo as necessárias condições físicas, materiais e humanas, bem como
promover a descoberta e apoiar novos talentos.

Palmira Barbosa, tem ainda como missão prestar uma atenção especial ao desporto para-olímpico, desenvolver a indústria do desporto, com destaque para a indústria de material e equipamento desportivo, reforçando a inclusão dos desportistas com necessidades especiais.

O Ministério da Juventude e Desportos deve continuar a promover e incentivar a construção de infra-estruturas desportivas com acessibilidade para atletas com deficiência, aprovar a Estratégia de Desenvolvimento do Desporto para três (3) Ciclos Olímpicos, que priorize a aposta na formação de base, a partir da infância.

Ao sector dos desportos é incumbida ainda a missão de rever a Lei do Desporto e a Lei das Associações Desportivas, bem como
promover o desenvolvimento da educação física e realizar regularmente o Campeonato Nacional do Desporto Escolar.

Constam ainda das tarefas da ministra, promover o desenvolvimento de jogos tradicionais, criar um Centro de Alto Rendimento Desportivo e criar um novo modelo sustentável de gestão dos equipamentos desportivos públicos que minimize a necessidade de recursos financeiros públicos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...