ENDE reforça distribuição eléctrica nas províncias
A ENDE tem em curso desde 2020, e até 2024, 115 projectos de reforço e expansão dos activos eléctricos com recursos próprios, Programa de Investimentos Públicos (OGE) e outras fontes de financiamento, Prevê-se que mais de 1,4 milhões de novos clientes sejam beneficiários.
Dos projectos concluídos no período 2020/2021 destacam-se, segundo o Jornal de Angola, os com recursos do OGE e o financiamento de Eurobonds, tendo permitido executar a electrificação de vários municípios, atingindo 48.582 clientes (residências e serviços de comércio e indústria), beneficiando mais de 291.492 pessoas.
A conclusão dos projectos de electrificação financiados com suporte do OGE e própriopermitiram a cobertura de 54% de sedes municipais com a rede de distribuição pública. Neste particular, das 164 sedes municipais existentes, a empresa pública está presente em 89, com uma taxa mínima de electrificação provincial de 20%.
As sete províncias com a taxa mínima de electrificação abaixo da previsão de 20% são o Uíge, Cuanza-Sul, Bié, Huíla, Cunene, Cuando Cubango, Lunda-Norte e Moxico.
Com a conclusão dos projectos de electrificação e as campanhas de contratação ambulante no período 2020–2021, a ENDE angariou mais de 95.788 novos clientes.
A empresa pública indica que os resultados comerciais alcançados foram orientados com o objectivo de maximizar a qualidade e eficiência do serviço, assim como reduzir as perdas totais e comerciais, focando-se na melhoria da qualidade da facturação e na satisfação dos clientes.