Estamos juntos

Embaixadora Maria de Jesus Ferreira destaca percurso de Ruy Mingas

Foi com uma profunda consternação e sentimento de pesar que tomei conhecimento do falecimento, hoje, em Portugal, do nacionalista Ruy Alberto Vieira Dias Rodrigues Mingas, antigo Embaixador da República de Angola na República Portuguesa.

A Embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, lamenta a perda do nacionalista Ruy Mingas que Juntamente com Manuel Rui Monteiro, foi o autor da letra do Hino Nacional de Angola, o Angola Avante. Foi, também, além de político, deputado no Parlamento angolano, diplomata, poeta e compositor.

Natural de Luanda, Ruy Mingas foi também praticante de atletismo nas décadas de 1950 e 1960, tendo competido no salto em altura e nos 110 metros barreiras, conquistando um recorde nacional de Portugal, em 1960.

É, um dos autores da canção “Meninos do Huambo”.

Em 1979, Ruy Mingas assumiu a condução durante dez anos, com a categoria de Ministro, da Secretaria de Estado para a Educação Física e Desportos (SEEFD), sendo o grande responsável pelo período pujante do desenvolvimento do desporto em Angola.

Foi, ainda poeta, cantor e compositor, conquistando em 2014 um prémio atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores. Em Portugal, foi também distinguido com o prémio Personalidade Lusófona, entregue pelo Movimento Internacional Lusófono, em 2016.

Nesta hora de dor e luto, endereço em meu nome pessoal, no da minha família e no de todos quantos trabalham na Embaixada da República de Angola na República Portuguesa, as minhas condolências na certeza de que o nosso País perdeu um dos seus mais ilustres filhos e na esperança de que o seu exemplo de distinto nacionalista inspire as actuais gerações na criação de uma Angola unida, próspera e cada vez melhor para todos nós.

Que a sua alma descanse em paz. A nós resta-nos a saudade e a memória de um homem que tudo sempre fez para honrar o nome de Angola, desde os primórdios da Independência Nacional, para a consolidação da soberania nacional.

 

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...