Estamos juntos

Eliminatórias para o Campeonato do Mundo de 2026 começam hoje com Angola a visitar Cabo-Verde

Dez jornadas, nove grupos de seis equipas e 260 jogos repartidos por dois anos de competição. A maratona das eliminatórias para o Mundial de 2026 começa esta quarta-feira, 15 de Novembro, para as equipas africanas e terminará em Novembro de 2025.

Uma barrigada de jogos para decidir os nove ou dez lugares que irão representar África no primeiro Campeonato do Mundo com 48 equipas. E, acima de tudo, para dar a todos os países do continente a oportunidade de disputar as eliminatórias e sonhar com uma fantástica qualificação para o Campeonato do Mundo, que se realizará nos Estados Unidos, Canadá e México.

A orgânica é simples. Os nove vencedores de cada grupo qualificam-se directamente. Um décimo país poderá qualificar-se após um play-off entre os quatro melhores segundos classificados. Quem vencer esse play-off, seguirá para outros play-offs intercontinentais.

As duas primeiras rondas serão disputadas entre quarta-feira, 15 de Novembro, e terça-feira, 21 de Novembro. A República Democrática do Congo x Mauritânia e Gâmbia x Costa do Marfim são alguns dos destaques entre os cerca de 50 jogos que serão disputados nos próximos sete dias.

Angola, que integra o grupo D, faz a sua estreia amanhã, quinta-feira, dia 16, na cidade da Praia, contra Cabo-Verde. Um duelo lusófono que se prevê equilibrado. O campeão africano, Senegal, defronta o Sudão do Sul, a Argélia enfrenta a Somália, a Nigéria joga com o Lesoto e o Egipto defronta o Djibuti.

Mas a busca da qualificação não será feita em condições iguais para todas as equipas. À medida que estas eliminatórias se vão desenrolando, as infra-estruturas que cumprem as normas da CAF continuam a ser um obstáculo para muitas nações. Cerca de quinze não poderão jogar em casa por não terem um estádio aprovado pela Confederação Africana de Futebol.

O Burquina Faso, que sonha com a sua primeira participação num Campeonato do Mundo, terá de passar mais uma vez sem os seus adeptos, deslocando-se a Marraquexe (Marrocos) para disputar os seus jogos do Grupo A, na qual o Egipto é favorito. A Eritreia retirou-se oficialmente das eliminatórias para o Campeonato do Mundo de 2026. Restam apenas cinco equipas no Grupo E: Marrocos, Zâmbia, Congo, Tanzânia e Níger.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...