Estamos juntos

DocLuanda arranca com sete filmes angolanos em concurso

O festival, que decorre em vários espaços, foi inaugurado com a exposição fotográfica “Augusta Conchiglia – Nos Trilhos da Frente Leste”, feira do livro e do DVD e uma competição de cinema.

A 2.ª edição do DocLuanda – Festival Internacional de Cinema Documental arrancou nesta Quinta-feira, 30, com várias actividades, entre as quais a competição de cinema nacional e internacional, com sete filmes angolanos em concurso.

O festival, que decorre em vários espaços, foi inaugurado com a exposição fotográfica “Augusta Conchiglia – Nos Trilhos da Frente Leste”, feira do livro e do DVD, competição de cinema, bem como uma mesa-redonda sobre “Festivais de Cinema em Luanda”. O objectivo do evento é incentivar o intercâmbio cultural e estabelecer uma visão contemporânea do mundo e de Angola, através do cinema e da sua história, contribuindo desta forma para o futuro do panorama do cinema angolano

Entre os finalistas da competição nacional estão “O estigma do Albinismo em 13 de Junho”, de Lauro Cassule, “Histórias da Pesca em Atrás das Redes”, de Sandra Saquita, “Tradição em Era uma Vez”, de Mokoto Praia, e “As autarquias em Histórias do Kakwaku”, realização colectiva.

“As Dificuldades na Acessibilidade de Pessoas Deficientes em Museu de Manifestações”, de Irene A’Mosi, “A História do atleta Paulo Bunze”, de Sandra Saquita, e “O drama dos Desalojados em Sol Z”, de David Nahenda, também entram na competição nacional.

O DocLuanda é um evento idealizado e programado pelo cineasta Jorge António, em parceria com o Camões e a Fundação BAI, tendo na produção a Criacom/BCC e Mukixe Produções, cuja 2ª edição decorrerá até 06 de Abril próximo.

A exposição e a feira do livro, diz a Lusa, estarão abertas todos os dias do festival, das 10:00 às 20:00 no auditório Pepetela (Camões) e na academia BAI, estando prevista a assinatura de um protocolo de entendimento entre a Fundação BAI e o DocLuanda.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...