Dia do Construtor: Ministro homenageia profissionais da Construção Civil e Obras Públicas
O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação apelou, sábado, todos os entes públicos e privados a continuarem a dinamizar a economia nacional, manterem o Sector da Habitação entre os que mais empregos gera e une os angolanos encurtando distâncias físicas, culturais e psicológicas.
Em mensagem publicada por ocasião do Dia do Construtor, a celebrar-se hoje, Carlos Alberto dos Santos disse que os desafios colocados ao Sector das Obras Públicas pelo Titular do Poder Executivo “exigem uma comparticipação de esforços dos entes públicos e privados”.
Entre os desafios, destacou a garantia de habitações condignas aos angolanos no quadro do Programa Nacional do Urbanismo e Habitação, a construção de infra-estruturas públicas que estimulem o desenvolvimento e o crescimento económico e harmonioso do País, inseridos nos programas constantes do PDN 2023–2027.
A mensagem refere que nesta data em que se comemora o 46º aniversário do “Dia do Construtor, é, de igual modo, um momento oportuno para homenagear todos os percursores, especialmente o Saudoso Presidente Dr. António Agostinho Neto, que instituiu a efeméride, no dia 3 de Dezembro de 1977, depois de visitar edifícios de habitação construídos em Luanda, no Bairro Golfe, bem como enviar uma mensagem de conforto e reconhecimento aos empreiteiros, projectistas, fiscais, artesãos, ordens profissionais e todos os demais parceiros sociais, que trabalham juntos por uma Angola melhor.
Carlos Alberto dos Santos reconheceu a dedicação e papel que os funcionários e colaboradores do sector “sempre assumiram na construção de pilares tão caros como os da abnegação e patriotismo, mantendo actual e prioritária a vocação em construir uma Angola moderna, missão viabilizada pela Independência Nacional, em 1975.”