Estamos juntos

Consórcio liderado pela Gemcorp contratado para modernizar a Angola Telecom

Com o processo de reestruturação em curso na Angola Telecom, o governo quer aproveitar a experiência do sector privado para reforçar as capacidades do seu operador histórico, num contexto marcado pela transformação digital acelerada.

Angola contratou um consórcio liderado pelo gestor de activos Gemcorp para renovar e expandir as redes de transmissão do operador incumbente Angola Telecom. Espera-se que um contrato de prestação de serviços no valor de 188,8 milhões de dólares venha confirmar a parceria.

A referida parceria é parte da estratégia do governo angolano para reestruturar a Angola Telecom.  Em Setembro de 2021, Luanda iniciou um processo de selecção de um parceiro privado para um contrato de 15 anos para a gestão e exploração da infra-estrutura nacional de telecomunicações do operador incumbente, a sua rede metropolitana de fibra óptica, e mesmo os seus negócios.

Entretanto, o processo de reestruturação faz parte de uma estratégia mais ampla iniciada em 2019 para melhorar a economia do país, envolvendo o sector privado, entre outras iniciativas. Ao abrigo dessa estratégia, o país vendeu 51% da sua participação no fornecedor de Internet Net One e 90% da sua participação na Multitel Serviços de Telecomunicações, que fornece serviços de Internet às empresas.

Segundo o governo, esta parceria deveria permitir aos vários operadores de comunicações “beneficiar do acesso a uma rede de cobertura nacional robusta e redundante, e oferecer aos seus assinantes serviços de qualidade a preços competitivos”.  Isto deverá acelerar o crescimento do sector das telecomunicações angolano, bem como da economia digital do governo angolano, e fazer avançar ainda mais a sua agenda de desenvolvimento socioeconómico.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...