CIRGL precisa de nova configuração institucional para uma melhor resposta aos desafios de segurança
O secretário executivo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), o embaixador angolano João Caholo, defendeu, esta sexta-feira, em Luanda, uma nova configuração institucional da organização e de suas instituições afiliadas para uma resposta mais efectiva e rápida aos inúmeros desafios de segurança com os quais se bate.
João Caholo defendeu a posição durante a intervenção na cerimónia de abertura do Comité de Ministros da Defesa da CIRGL, reunida, neste momento, na capital angolana, para deliberar sobre os desafios humanitários e de segurança que a região enfrenta, bem como para orientá-la sobre como responder, de maneira efectiva, os desafios e ameaças de segurança.
“Esta foi a justificativa para a realização da cimeira quadripartida realizada a 27 de Junho de 2023, aqui mesmo em Luanda, Angola”, afirmou.
O evento, que conta com a presença de todos os ministros da Defesa dos países da região, está a ser presidido pelo ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, na qualidade de presidente em exercício do Órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança dos Estados da região.