Estamos juntos

BAD vai emitir a primeira Obrigação de Capital Híbrido

Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) está a planear emitir a sua primeira obrigação de capital híbrido antes do final do ano, se os mercados financeiros estiverem estáveis, revelou a directora financeira, Hassatou Diop N’Sele.

A obrigação terá uma dimensão “de referência”, afirmou Hassatou Diop N’Sele numa entrevista no âmbito das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial em Marraquexe, Marrocos.

A responsável não quis especificar o montante ou o preço, mas comunicou que a nota do BAD terá “100% de capital próprio”.

As obrigações de capital híbrido são instrumentos de capital semelhantes à dívida que têm uma notação de crédito mais baixa do que as obrigações mais seniores.

Os bancos multilaterais de desenvolvimento estão sob pressão para maximizarem os seus balanços e adoptarem formas inovadoras de financiamento, no sentido de concederem mais empréstimos para o desenvolvimento e para combater as alterações climáticas.

“Estamos apenas a procurar a janela certa no mercado para entrar, pode ser já na próxima semana. Só precisamos de estabilidade nos mercados”, referiu Hassatou Diop N’Sele, acrescentando: “é algo que gostaríamos de fazer este ano e tenho a certeza de que vai haver mercado para isso”.

A S&P Global, que atribuiu às futuras notas uma notação de crédito AA-, em comparação com a notação AAA do banco, disse esperar que a emissão se situe entre 250 milhões e mil milhões de dólares, “sujeita às condições do mercado”.

Enquanto os bancos multilaterais de desenvolvimento tentam satisfazer as exigências de reforma, o Banco Mundial apresentou na semana passada planos ambiciosos para acelerar e aumentar os empréstimos.

Entretanto, os países-membros do FMI não conseguiram chegar a acordo sobre um plano apoiado pelos Estados Unidos para aumentar o financiamento do organismo sem dar mais acções à China e a outros grandes mercados emergentes.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...