Estamos juntos

Angola na final do “Global Management Challenge”

Angola apurou-se, pela primeira vez, para a fase final do concurso internacional de simulação de gestão de empresas em bolsa, denominado “Global Management Challenge” (GMC), que decorre de 25 a 27 deste mês, em Luanda.

Na competição, promovida pela primeira vez em África, Angola está representada por uma equipa de três jovens licenciados, em Julho último, no curso de Engenharia de Telecomunicações do Instituto Superior de Telecomunicações da Universidade de Luanda.

Para chegar à final, a equipa angolana disputou a semi-final com as equipas do grupo azul, composto pelos Camarões, Espanha e Índia, que totalizaram um universo de 15 países participantes, sendo oito presenciais e sete online.

Para além de Angola, nesse grupo, a Índia também passou para a final, perfazendo um total de seis países, nomeadamente Angola, China, Rússia, Índia, Geórgia e Uzbesquistão, dos quais o vencedor será conhecido esta quarta-feira, durante uma gala de premiação.

No universo de 15 países participantes, ficaram fora da final Camarões, Togo, Benin, Portugal, Brasil, Espanha, China, Estónia e Equador.

Em reacção à qualificação de Angola para a final, Elísio Pataca, um dos integrantes da equipa angolana, reconheceu o potencial de todos concorrentes, facto que exigiu muitas cautelas e empenho na tomada de decisões para chegar a fase final.

Em declarações à imprensa, considerou ser uma boa experiência participar no Global Management Challenge, mostrando-se confiante para enfrentar a próxima fase.

Por seu turno, o director de operações da empresa promotora do Global Management Challenge em Angola “Soik Investiments”, João Pereira, referiu que a passagem de Angola a final representa um momento histórico, porque há 47 de existência desta competição é a primeira vez que o país chega nesta fase.

Apelou aos gestores e estudantes universitários a concorrerem a eventos semelhantes, por permitir testar os conhecimentos teóricos e práticos já adquiridos e partilhar experiências do ramo empresarial.

Dos 47 anos do Global Management Challenge, Angola compete há 16 anos (desde 2007), mas somente neste ano chegou a final.

Para o presidente do Conselho de Administração da empresa criadora do Global Management Challenge “SDG”, João Henriques, este concurso constitui-se numa plataforma digital de formação e desenvolvimento de competências, bem como uma ferramenta que aproxima a classe académica ao empresarial.

Mostrou-se regozijado por realizar esse evento pela primeira vez em África, particularmente, em Angola, colocando o país anfitrião na montra do Global Management Challenge a nível mundial.

Fundado pelos Simuladores e Modelos de Gestão (SDG) em 1980, em Portugal, o GMC é um simulador de gestão  considerado o mais avançado do mundo, pois  todos os anos é organizada uma competição nacional, por uma empresa local, nos países onde tem representação esta plataforma.

A Equipa vencedora da competição nacional, no respectivo país, participa na prova internacional, num país a indicar pela organização do Global Management Challenge.

As participações são reservadas a equipas de dois a cinco elementos para competir em grupos com máximo de oito equipas. Cada grupo constitui um mercado, no qual competem entre si, sendo vencedora a equipa que apresentar melhores resultados no desempenho/cotação das acções da sua empresa em bolsa.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...