
Angola e Namíbia trocam experiências no ramo logístico de apoio ao sector petrolífero
Uma delegação namibiana chefiada pela vice-ministra das Minas e Energias, Kornelia Shilunga, visitou, recentemente, as instalações do Centro Logístico de Serviços Integrados SONILS, instalada em Luanda, no âmbito do desenvolvimento de uma base logística integrada de apoio à indústria de petróleo e gás na República da Namíbia, segundo um comunicado recepcionado hoje.
Para o director-geral da SONILS, a parceria traz benefícios para ambas organizações abrangidas bem como para as populações dos respectivos países. “A política do conteúdo local desenvolve a indústria e consequentemente as nações”, referiu Emílio Costa, em gesto de boas-vindas.
Citado na nota consultada pela Economia & Mercado, o gestor disse que há disponibilidade para ambos os países compartilhar experiências e “Know How” em gestão logística, e melhores práticas operacionais do sector.
A vice-ministra das Minas e Energias da Namíbia, por sua vez, disse ser necessário replicar “exemplo o centro logístico angolano” para outras paragens do continente africano. “Como o centro de serviços integrados, a SONILS é um dos nossos parceiros industriais mais valiosos”, afirmou Kornelia Shilunga.
O encontro contou com a presença de membros do Executivo, destaque para o secretário de Estado para o Sector dos Petróleos e Gás, José Barroso, do Conselho de Administração da Sonangol e do presidente da direcção da Associação das Empresas Contratadas da Indústria Petrolífera de Angola (AECIPA), Bráulio Brito.
Estão instalados na Base da SONILS, empresas como a Total Energies, Akersolutions, Baker Hughes, Halliburton, Schlumberger, tiveram a oportunidade de contar as suas experiências, durante os anos que operam a partir da SONILS.
Em Fevereiro de 1993, o Conselho de Administração da SONANGOL E.P. realizou um estudo de viabilidade para o desenvolvimento, em Luanda, de um Centro Logístico de Serviços Integrados de apoio à Indústria Petrolífera como alternativa às bases do Soyo e Point Noire, situada na República do Congo. Em 1995, com a visão e filosofia de ajudar e melhorar a logística diária global entregue à Indústria de Petróleo e Gás da região, num ambiente particularmente difícil, a SONILS inaugurou então o Centro Logístico de Serviços Integrados, passando a cooperar com a maioria das empresas que actuam no sector de Petróleo e Gás que operam em Angola.