Angola e Brasil querem melhorar ambiente de negócio
O presidente da Câmara de Comércio Angola-Brasil (CCAB), Raimundo Lima, disse esta terça-feira, em Luanda, que esta classe de empresários vai trabalhar para melhorar o ambiente de negócios entre os dois países.
O responsável fez este pronunciamento no acto de tomada de posse dos membros de direcção da câmara, numa cerimónia que foi testemunhada pelo embaixador do Brasil em Angola, Rafael Vidal, secretário de Estado da Saúde para Área Hospitalar, Leonardo Inocencio, e empresários associados à CCAB.
Ressaltou já terem identificados três pontos principais como a eliminação da dupla tributação de produtos a ser comercializados, retoma das linhas de financiamento, bem como a instalação de um sistema de pagamento em moeda nacional nas trocas comerciais.
A esse respeito, referiu já terem debatido com o Governo do Brasil para começarem a estudar como implementar essas questões, estando já agendado para próxima semana, um encontro para apresentar as estratégias.
Apontou que a melhoria do ambiente de negócio passa ainda pela criação de condições que aumentem o poder de compra dos cidadãos, o que irá traduzir-se no elevado volume de transações a ser feito pelos empresários.
“Há uma redução drástica no volume de negócio entre os dois países, que chegou a quatro bilhões de dólares em 2008, para um bilhão e 450 mil dólares em 2022”, frisou.
Acrescentou que as importações de produtos do Brasil para Angola estão em 26%, neste ano, ao passo que as exportações de Angola para o Brasil aumentaram três vezes mais, mas apenas no petróleo e seus derivados.
Criada em 14 de Junho de 2023, fruto de um esforço conjunto de empresários angolanos e brasileiros, com o propósito de promover e fomentar o relacionamento entre empresas e instituições públicas de ambos países, a CCAB conta neste momento com 85 empresas associadas.
Com sede em Luanda -Angola, visa ainda a intensificação das relações comerciais bilaterais, o aumento dos investimentos e desenvolvimento económico e social desses países, preocupando-se com parceiros estratégicos, advocacia, eventos temáticos, visitas comerciais, capacitação e mentoria, feiras, exposições, entre outros.