Angola e a Incrível e gigantesca floresta do Maiombe
Angola e alguns vizinhos, tem o privilégio de ostentar uma das maiores florestas do mundo e a Segunda maior floresta tropical do planeta! A floresta do Maiombe.
Angola! localizada no sul de África, é um país de beleza diversificada, com paisagens que vão desde praias deslumbrantes ao longo da costa do Atlântico até planaltos e savanas no interior.
Angola é rica em recursos naturais, incluindo petróleo, diamantes e algumas similaridades com os Brasileiros que vão além dos diversos desafios político-econômicos que esse incrível país passou.
Uma dessas semelhanças que é bem interessante, é que o país também já foi uma colônia portuguesa e conquistou a sua independência de Portugal em 1975, processo que foi logo sucedido por uma guerra civil que durou décadas e tem sequelas ainda muito recentes. Hoje, no entanto, Angola é uma república com um sistema presidencial e economia em crescimento, impulsionada principalmente pelo sector petrolífero. Sua cultura é diversificada, refletindo uma mistura de influências africanas de maneira geral, europeias e claro, de suas diversas tribos.
Hoje, no entanto, Angola é uma república com um sistema presidencial e economia em crescimento, impulsionada principalmente pelo sector petrolífero. Sua cultura é diversificada, refletindo uma mistura de influências africanas de maneira geral, europeias e claro, de suas diversas tribos.
Angola e alguns vizinhos, tem o privilégio de ostentar uma das maiores florestas do mundo e a Segunda maior floresta tropical do planeta! A floresta do Maiombe
A majestosa Floresta do Maiombe, situada em Angola é um verdadeiro tesouro verde da África. Esta floresta exuberante é rica em biodiversidade e recursos naturais, mas também enfrenta desafios e polêmicas que merecem nossa atenção. Neste vídeo, vamos explorar os principais produtos florestais do Maiombe e as questões que envolvem essa maravilha natural.
Ela abrange três países africanos: Angola, República do Congo e Gabão. A parte angolana, a maior de todas, abrange cerca de 36.000 km² e é conhecido por sua rica biodiversidade, abrigando uma variedade de espécies de plantas e animais.
Espécies ameaçadas, como o gorila-de-planície-ocidental vivem aqui no Maiombe também e está ‘criticamente em risco’, depois que foi descoberto que a principal subespécie, o gorila ocidental das terras baixas, foi dizimada pela caça e pelo vírus Ebola.
Sua população diminuiu em mais de 60% nas últimas décadas, sendo que um terço da população em áreas de conservação foi morta pelo Ebola.
Além dessa espécie de primata, também o elefante-da-floresta que já perderam bastante de seu território e hoje ocupam apenas 25% de seu território original, devido a caça furtiva em busca de algo para alimentar um comércio ilegal e fútil, o comércio de marfim! E essa espécie também encontra refúgio aqui, acho que podemos até lembrar da animação do Tarzan, que podíamos ver Elefantes e Gorilas juntos pela floresta.
Essa floresta é considerada ainda o segundo Pulmão do mundo, e por conta de queimadas e do desmatamento predatório que ocorre aos moldes do que ocorre também na Amazônia, podemos considerar que temos no planeta um belo pulmão de um fumante compulsivo.
A desflorestação de muitas florestas virgens de Angola tem ocorrido de forma descontrolada nos últimos anos, com uma taxa anual de 0,8% sendo a floresta do Maiombe, um exemplo disso.