AIPEX esclarece plano estratégico de actuação em mercados prioritários
O presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX), Lello Francisco, esclareceu, ontem, por ocasião do seminário sobre o alinhamento do plano estratégico definido no conjunto de acções para o triénio 2023 – 2025.
De acordo com o responsável da instituição vocacionada à captação de investimentos, a estratégia prevê um incremento significativo das acções de captação de investimento e promoção das exportações nas geografias identificadas como prioritárias.
O primeiro grande indicador, disse, é o aumento do investimento estrangeiro directo no nosso país, sublinhando ser importante traçar as metas a serem alcançadas.
Lello Francisco admitiu não ser possível obter resultados diferentes “se insistirmos nas mesmas acções”, tendo apelado à revisão das acções realizadas.
“Temos recebido com muita intensidade convites para participação em eventos organizados pelas missões diplomáticas no exterior. São eventos dispersos. Estamos mais virados para os fóruns”, revelou, adiantando que na estratégia desejada, o foco é o “trabalho de inteligência, identificação de empresas, identificação de mercados e de investidores”, que vão de acordo com as necessidades definidas pelo país.
“Os sectores e produtos prioritários estão definidos e vão de acordo com aquilo que está traçado como estratégia. Trouxemos para este plano estratégico, porque entendemos que faz sentido esta abordagem, tendo em conta que os produtos identificados como prioritários e os mercados que produzem estes produtos. Este é o primeiro quesito”, disse.
Para o presidente da AIPEX, o país deve estar focado na atracção primária de investimentos direccionados para estes produtos de alto consumo, tais como frangos, suínos, óleo de palma e de soja, milho, açúcar e arroz.
“Temos de perceber, onde é que estes produtos são produzidos e quem produz. Segundo requisito: encontrar empresas que produzem estes produtos e que operem em África e que conheçam a realidade do continente. Este trabalho de inteligência vamos conseguir fazer com a vossa contribuição”, assegurou.
Na mesma senda, interveio, por vídeo-conferência, o secretário de Estado do Comércio, Amadeu Nunes, destacando a necessidade de acções de captação de investimentos e desenvolvimento de inteligência de mercado.