Estamos juntos

ADRA lança campanha de arborização na sede municipal da Baía Farta

Mil e quinhentas árvores das espécies espinheiro e nhimi começaram a ser plantadas hoje, segunda-feira, na sede municipal da Baía Farta, província de Benguela, noticiou a ANGOP.

O projecto é de iniciativa da ONG angolana Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente e está orçado em dois milhões e quinhentos mil kwanzas.

Segundo a representante da ADRA na Baía Farta, Estrela Domingos, a campanha visa a arborização da vila, pelo que investiram na aquisição das plantas, cerco para as mesmas e na questão da rega.

Contudo, admitiu, o orçamento pode ser reajustado em função da realidade no terreno.

A responsável explicou que a escolha das duas espécies de plantas resulta de um estudo prévio, uma vez que aquela zona tem um solo salitroso.

“Técnicos da ADRA, da Administração Municipal e moradores deram o seu contributo nesse estudo e na escolha das referidas espécies, por serem resistentes ao salitre”, explicou.

Segundo Estrela Domingos, a ideia é transformar a zona, considerada o “coração da Baía Farta, numa cortina quebra-ventos e assim minimizar os efeitos das vagas de poeira constantes, sobretudo nas imediações do Instituto Politécnico local.

A responsável defende que falar de arborização significa oxigénio e vida, pelo que exorta os munícipes a darem o seu contributo nesta campanha.

A Baía Farta é um dos dez municípios da província de Benguela, ocupa uma área de 6.744 km2 e tem uma população estimada em 122 mil habitantes, distribuída pela comuna sede, Dombe Grande, Kalohanga e Equimina.

Rico em recursos marinhos, agro-pecuários e turismo, a circunscrição apresenta um clima bastante variável, com destaque para o tropical quente e húmido, semiárido e desértico.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...