
Aberta campanha de luta contra o cancro da mama
A campanha de luta contra o cancro da mama, denominada Outubro Rosa, foi aberta, ontem, em Luanda, sob o lema “Se toca! A luta contra o cancro da mama acontece todos os dias”.
A presidente da Liga Angolana Contra o Cancro (LACC), Luzimira João, apresentou as principais preocupações em relação a esta enfermidade no país e as propostas para mudar o quadro.
Luzimira João defendeu a necessidade da aprovação e implementação de um plano estratégico de combate à doença a nível nacional, criação de legislação para a protecção dos pacientes oncológicos e a revisão do protocolo de tratamento em vigor.
A presidente da LACC pediu, igualmente, a inclusão da vacina para o Vírus do Papiloma Humano (HPV) no sistema de saúde pública, a humanização do sector Oncológico, a implementação dos cuidados paliativos descentralizados, a promoção da literacia em saúde oncológica, garantia de transporte para a locomoção dos pacientes em tratamento, uma casa de apoio aos pacientes provenientes de outras províncias do país e uma alimentação condigna aos pacientes internados no Instituto Angolano de Combate ao Cancro (IACC).