Estamos juntos

União Africana encoraja o esforço para estabilizar a Região

O Presidente em Exercício da União Africana, Macky Sall, encorajou o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, a prosseguir com firmeza os esforços de mediação na região, para que a paz e a estabilidade voltem a reinar nas relações entre o RDC e o Rwanda.

Os apoios aos esforços de mediação de Angola foram feitos directamente ao Presidente João Lourenço, durante os trabalhos da Mesa da Assembleia da União Africana (UA), que decorreram em formato virtual, sob orientação do Presidente em Exercício da organização continental, o Chefe de Estado senegalês, Macky Sall.

A reunião serviu, também, para uma avaliação do tema “Segurança na República Democrática do Congo”, tendo o Chefe de Estado João Lourenço prestado informação pontual sobre as diligências relacionadas com a tensão na fronteira Leste da RDC e os próximos passos a empreender.

Questões ligadas à política internacional foram debatidas, no quadro de posições comuns, tendo em atenção os momentos que se avizinham. A reunião da Mesa da Assembleia da União Africana abordou, igualmente, os preparativos da Cimeira sobre o Ambiente “COP 27”, agendada para o período de 6 a 18 deste mês, a ter lugar em Sharm El-Sheikh (Egipto).

Durante os Trabalhos, os Chefes de Estrados trocaram impressões sobre a Cimeira EUA-África, a decorrer em Washington DC, de 13 a 15 de Dezembro.

De acordo com a nota da Presidência da República a que o Jornal de Angola teve acesso, os membros do Bureau da Assembleia da União Africana discutiram demoradamente sobre as posições que vão defender num e noutro evento como sendo a visão de África sobre o futuro climático do planeta e o que pretendem que seja o modelo da cooperação entre o continente e os Estados Unidos da América.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...