20 mil crianças ganham salas de aulas no Cazenga
Vinte mil crianças vão ingressar, no presente ano lectivo (2022/2023), no sistema de ensino com a inauguração de duas escolas no município mais populoso, o Cazenga, província de Luanda, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
O anúncio foi feito pelo administrador municipal, Tomás Bica, durante uma visita de constatação do grau de evolução das obras em curso naquela circunscrição.
Segundo o responsável, as duas escolas, de 12 salas de aulas, estão em fase de conclusão e vão receber alunos do ensino primário (iniciação a 6ª classe).
As infraestruturas, referiu, correspondem aos padrões de categoria de escolas de referência para atender os desafios do presente e do futuro, com o aprendizado da língua inglesa e informática desde o ensino primário.
Adiantou que o seu pelouro trabalha na criação de condições para se ter mais escolas de referência para as necessidades futuras, dentro do PIIM e do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
No entanto, 35 mil crianças continuam fora do sistema de ensino, no município do Cazenga, fruto da desactivação de oito escolas de vários níveis, devido à acentuada degradação das mesmas.
No âmbito do PIIM, estão inscritos 26 projectos na municipalidade. Doze no sector da educação, com oito concluídos e quatro por concluir.