Estamos juntos

Sorteio CAN 2024 é já depois de amanhã

O sorteio da fase final da Taça das Nações Africanas (CAN) de 2023, torneio que se realizará na Costa do Marfim de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro de 2024, tem lugar esta quinta-feira, 12 de Outubro, em Abidjan, no Parque de Exposições. O evento será transmitido em directo no canal oficial da Confederação Africana de Futebol (CAF) no YouTube.

Antes do sorteio dos seis grupos, as 24 equipas qualificadas foram divididas em quatro grupos de acordo com o seu ranking da FIFA.

Entre as seis selecções cabeças-de-série encontra-se Marrocos, que fez história no Campeonato do Mundo de 2022, no Qatar, ao tornar-se a primeira seleção africana semifinalista. A Nigéria está entre as segundas cabeças-de-série, enquanto a África do Sul teve de se contentar com um lugar entre as terceiras cabeças-de-série.

Os outros terceiros classificados são Cabo-Verde, República da Guiné, Zâmbia, Guiné-Equatorial e Mauritânia, enquanto os quartos classificados são a Guiné-Bissau, Moçambique, Namíbia, Angola, Gâmbia e Tanzânia.

Campeã em 2012 graças a uma vitória nos penáltis sobre a Costa do Marfim de Didier Drogba, a Zâmbia está de volta à Taça das Nações depois de três fracassos consecutivos na qualificação. A Zâmbia e Moçambique, que participou pela última vez na competição em 2010, são os únicos países qualificados que não participaram em pelo menos um dos dois últimos torneios.

Marrocos quer conquistar o segundo título

Apesar de um mau registo na Taça das Nações, Marrocos é apontado como um dos favoritos. Os marroquinos só foram campeões uma vez em 33 edições (1976).

Na última edição da Taça das Nações, organizada pelos Camarões em 2022, Marrocos foi eliminado pelo Egipto nos quartos de final. O treinador marroquino Walid Regragui disse que se demitiria se a sua equipa não conseguisse chegar pelo menos às meias-finais na Costa do Marfim. “Disse aos meus jogadores que não podemos ser os reis do mundo antes de sermos os reis do nosso continente. Todos querem ganhar a Marrocos depois dos nossos resultados no Qatar”, disse Regragui.

Refira-se que os dois primeiros classificados de cada grupo e os quatro melhores terceiros classificados qualificam-se para os oitavos de final. As seis selecções cabeças-de-série, juntamente com a Nigéria, os Camarões, o Gana, a República Democrática do Congo, a África do Sul e a Zâmbia, já venceram a CAN.

O torneio disputa-se em seis estádios de cinco cidades. A Costa do Marfim recebe a CAN pela segunda vez, quarenta anos depois de ter acolhido o evento, que os Camarões venceram em 1984 na final contra a Nigéria.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...