Estamos juntos

Remessas dos indianos no exterior atingem 100 mil milhões USD

Remessas dos indianos no exterior para o seu país em 2022 subiram 12% face ao ano passado e representaram cerca de 3% do PIB da Índia.

A diáspora indiana é, actualmente, a mais expressiva do mundo, com cerca de 18 milhões de pessoas fora da Índia, enviando remessas cada vez mais elevadas ao longo dos anos para o país.

Em 2022, o montante já atingiu os 100 mil milhões USD, fazendo do país o primeiro a atingir esta marca, segundo dados do Banco Mundial. “Os fluxos de remessas para a Índia foram impulsionados pelos aumentos salariais e pela elevada força de trabalho indiana nos EUA e noutros países da OCDE”, segundo um comunicado do Banco Mundial.

As remessas internas, que representam cerca de 3% do PIB da Índia, aumentaram 12% face a 2021.

Para além de uma extensa população activa de indianos a viver no estrangeiro, houve outras razões para este aumento. Por exemplo, os estudantes são um dos grandes constituintes da diáspora indiana e acabam por constituir grupos de alto rendimento, com implicações directas nas remessas de fundos.

A depreciação da rupia indiana também tem ajudado. Desde Janeiro, a moeda desvalorizou 10% em relação ao dólar. Isto tornou o envio de dinheiro da África do Sul para a Índia mais barato em 26%, da Tailândia em cerca de 17%, e do Japão em cerca de 14% no último ano, segundo o Banco Mundial.

 

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...